Marco e Otávio Pozza com Roberto, Neuza Viganó e deputado Lupion. Imagens - Débora CaldatoPersonalidades > Pato Branco

Neuza Viganó se filia ao Republicanos e é lançada como pré-candidata a deputada federal

Filiação ocorreu durante agenda do deputado federal Pedro Lupion em Pato Branco e marca novo momento político da vice-prefeita

26/03/2026por Portal do Romeu

A vice-prefeita de Pato Branco, Neuza Viganó, foi oficialmente filiada ao partido Republicanos na noite de quarta-feira (25), durante agenda do deputado Pedro Lupion no município. No mesmo ato, ela foi anunciada como pré-candidata a deputada federal.

A filiação integra um movimento de reestruturação do partido no Paraná, com foco na ampliação da presença política no interior. “Estamos reorganizando o partido em todo o Estado, fortalecendo nossas bases e construindo novas lideranças. A Neuza aceitou esse desafio e passa a representar esse projeto como pré-candidata”, afirmou o deputado.

Lupion destacou ainda a importância de representação regional no Congresso Nacional. “Pato Branco e todo o Sudoeste precisam de voz em Brasília. Nosso objetivo é construir essa representatividade com nomes comprometidos com a população”, pontuou.

O parlamentar também explicou que o Republicanos passa por um processo de reformulação das suas estruturas municipais, com novas filiações e reorganização das comissões provisórias dentro do prazo eleitoral. Segundo ele, a estratégia é consolidar o crescimento da sigla a partir do interior, com articulações em diversas regiões do Estado.

Durante a agenda, Lupion comentou ainda o cenário político estadual após a decisão do governador Ratinho Júnior de não seguir com um projeto presidencial. Para ele, o momento exige reorganização e unidade. “A política é dinâmica. Precisamos agora construir uma chapa competitiva, manter o grupo unido e garantir a continuidade do trabalho que vem sendo realizado no Paraná”, avaliou.

Já Neuza Viganó afirmou que recebeu o convite com entusiasmo e senso de responsabilidade. “É um momento que me deixa feliz saber que meu nome foi novamente cogitado. A minha intenção é somar pelo bem da população e contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso Estado”, disse.

A vice-prefeita ressaltou ainda que encara a pré-candidatura como mais um desafio em sua trajetória. “É um desafio maior, mas tudo aquilo que você pode construir de forma positiva vale a pena”, concluiu.

A movimentação reforça o cenário de pré-campanha na região Sudoeste e aponta para uma nova configuração política visando as próximas eleições.

 

NOVAS FILIAÇÕES

O jantar que reuniu lideranças políticas e que filiou a vice prefeita de Pato Branco Neuza Viganó no Republicanos aconteceu na casa do ex-prefeito do município Roberto Viganó que também se filiou ao partido. Empresários do ramo da saúde e tecnologia como Mauricio Pozza e da odontologia, Otavio Augusto Pozza, também se filiaram.

O jantar contou com a presença de empresários e lideranças políticas como o presidente do legislativo patobranquense, vereador Joecir Bernardi (PSD), vereador Rodrigo Correia “Chopin” (UNIÃO) e do deputado estadual Luiz Fernando Guerra (UNIÃO). O comando do diretório municipal do Republicanos de Pato Branco deverá ficar com o ex-vereador e empresário do ramo imobiliário Marco Antonio Augusto Pozza.

Texto - Jennifer Turra