Foto: Defesa CivilRegião > CLIMA

Estado reforça prevenção a desastres naturais com novo comitê de governança climática

Comitê estadual vai coordenar ações de prevenção, preparação e recuperação em casos de enchentes, tempestades e outras ocorrências graves.

02/03/2026por Portal do Romeu

O Governo do Paraná realizou nesta segunda-feira (2) a primeira reunião do Comitê Permanente de Governança Climática. O grupo foi criado para organizar e fortalecer as ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação diante de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, tempestades, enxurradas e tornados.

Nos últimos anos, o Estado registrou ocorrências graves que resultaram em decretos de calamidade pública e afetaram mais de 90 mil pessoas. Diante desse cenário, a proposta é melhorar o planejamento e tornar mais rápida a atuação do poder público.

O comitê reúne representantes da Casa Civil, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, da Agricultura, da Fazenda, da Defesa Civil Estadual, do Simepar, do Instituto de Desenvolvimento Rural e do Instituto Água e Terra. Além de integrar informações técnicas, o grupo será responsável por elaborar o Plano Estadual de Gerenciamento de Riscos aos Eventos Climáticos Extremos.

A principal meta é unir dados meteorológicos, ambientais e técnicos para antecipar riscos e qualificar a tomada de decisões. Segundo o coordenador executivo da Defesa Civil, coronel Ivan Fernandes, o comitê terá caráter técnico e permanente, funcionando como espaço de articulação entre diferentes áreas do governo.

O chefe do Centro Estadual de Desburocratização da Casa Civil, Jean Puchetti Ferreira, destacou que a integração de informações deve ampliar a capacidade de prevenção e melhorar o apoio aos municípios.

Sob coordenação da Defesa Civil Estadual, o comitê terá reuniões periódicas e poderá criar grupos específicos para aprofundar temas relacionados à governança climática. Também está prevista a articulação com instituições públicas e privadas.

Outro ponto considerado estratégico é a aproximação entre o monitoramento meteorológico e as ações da Defesa Civil, o que deve permitir maior agilidade na emissão de alertas e na coordenação das respostas em situações de risco. De acordo com o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Andreguetto, o objetivo é fortalecer o suporte às cidades e à população em todo o Paraná.