
Estado reforça prevenção a desastres naturais com novo comitê de governança climática
Comitê estadual vai coordenar ações de prevenção, preparação e recuperação em casos de enchentes, tempestades e outras ocorrências graves.
02/03/2026por Portal do RomeuO Governo do Paraná realizou nesta segunda-feira (2) a primeira reunião do Comitê Permanente de Governança Climática. O grupo foi criado para organizar e fortalecer as ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação diante de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, tempestades, enxurradas e tornados.
Nos últimos anos, o Estado registrou ocorrências graves que resultaram em decretos de calamidade pública e afetaram mais de 90 mil pessoas. Diante desse cenário, a proposta é melhorar o planejamento e tornar mais rápida a atuação do poder público.
O comitê reúne representantes da Casa Civil, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, da Agricultura, da Fazenda, da Defesa Civil Estadual, do Simepar, do Instituto de Desenvolvimento Rural e do Instituto Água e Terra. Além de integrar informações técnicas, o grupo será responsável por elaborar o Plano Estadual de Gerenciamento de Riscos aos Eventos Climáticos Extremos.
A principal meta é unir dados meteorológicos, ambientais e técnicos para antecipar riscos e qualificar a tomada de decisões. Segundo o coordenador executivo da Defesa Civil, coronel Ivan Fernandes, o comitê terá caráter técnico e permanente, funcionando como espaço de articulação entre diferentes áreas do governo.
O chefe do Centro Estadual de Desburocratização da Casa Civil, Jean Puchetti Ferreira, destacou que a integração de informações deve ampliar a capacidade de prevenção e melhorar o apoio aos municípios.
Sob coordenação da Defesa Civil Estadual, o comitê terá reuniões periódicas e poderá criar grupos específicos para aprofundar temas relacionados à governança climática. Também está prevista a articulação com instituições públicas e privadas.
Outro ponto considerado estratégico é a aproximação entre o monitoramento meteorológico e as ações da Defesa Civil, o que deve permitir maior agilidade na emissão de alertas e na coordenação das respostas em situações de risco. De acordo com o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Andreguetto, o objetivo é fortalecer o suporte às cidades e à população em todo o Paraná.




Junho VioletaQuase metade das agressões contra idosos em Francisco Beltrão é cometida pelos próprios filhos
IntercâmbioParaná envia estudantes de excelência para intercâmbio em universidade de referência nos Estados Unidos
Segurança PúblicaMegaoperação do Gaeco cumpre 559 mandados em quatro estados e mira facção criminosa com atuação dentro de presídios
Servidor municipal sofre agressão ao notificar empresa por infração ambiental