
Carnês para pagamento do IPTU em Francisco Beltrão já estão disponíveis
Os carnês referentes ao imposto de 2025 já estão disponíveis para retirada no Espaço da Arte (das 8h às 19h), no CRAS do Padre Ulrico (das 8h às 14h) e também nas unidades do Poupa Tempo dos bairros Pinheirinho e São Miguel (das 8h às 17h)
07/03/2025por Portal do Romeu
Os contribuintes beltronenses já podem retirar a guia para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025. Os carnês estão disponíveis para retirada de maneira presencial no Espaço da Arte (das 8h às 19h), no CRAS do Padre Ulrico (das 8h às 14h) e também nas unidades do Poupa Tempo dos bairros Pinheirinho e São Miguel (das 8h às 17h). O período para retirada das guias segue até o dia 17 de março. Além disso, outra forma de ter acesso ao documento é acessando o site da prefeitura de Francisco Beltrão e clicando no banner do IPTU, que irá redirecionar o acesso para o Portal do Contribuinte.
A previsão de arrecadação é de R$ 41 milhões, considerando o reajuste de 6,33% do IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), que é um indicador econômico utilizado para medir a inflação de custos, como aluguéis, matérias-primas e serviços. Além disso, 2.665 imóveis estão isentos e 1.561 são imunes ao pagamento do IPTU.
Formas de pagamento e descontos
O contribuinte poderá optar pelo pagamento do valor em cota única ou parcelado. Para pagamentos à vista, haverá um desconto de 10% no valor total do IPTU. Já para pagamentos parcelados, as datas ficam assim distribuídas: 1ª parcela em 17/03; 2ª em 15/04; 3ª em 16/06; 4ª em 15/09; 5ª em 15/10; e a 6ª parcela em 15/12.
Para onde vai o valor arrecadado com o IPTU?
Os recursos arrecadados com o IPTU são essenciais para financiar obras de infraestrutura, melhorias em serviços públicos, como saúde, educação e segurança, além de investimentos em áreas de lazer e cultura. Ao pagar o IPTU, o cidadão contribui diretamente para a manutenção e o progresso da cidade, garantindo uma melhor qualidade de vida para todos os moradores. Portanto, além de uma obrigação fiscal, o pagamento do IPTU é um ato de cidadania e compromisso com o bem-estar coletivo.
*Com informações da redação e da assessoria.