A colisão entre um carro e uma moto serviu como um alerta para os riscos das imprudências. Região

Simulação de acidente de trânsito no centro de Beltrão chama a atenção da população

A ação faz parte da programação do Maio Amarelo, mês de conscientização aos acidentes de trânsito

21/05/2024por Portal do Romeu

Quem passou pelo calçadão central de Francisco Beltrão na manhã desta terça-feira (21) se deparou com uma cena chocante. Estendido no chão, estava um motociclista bastante ferido. Próximo dele, a moto que ele conduzia e um carro de passeio. Os dois veículos colidiram e, como na maioria das situações, o condutor da moto foi o mais prejudicado.

A cena, que neste caso não passou de uma simulação, tem sido registrada com frequência principalmente nos centros urbanos de todo país. Em Francisco Beltrão, por exemplo, os índices de ocorrências desta natureza chamam a atenção. De acordo com dados do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), no ano passado foram registrados 35 óbitos em acidentes tanto nas rodovias que cortam o município quanto no perímetro urbano da cidade. Somente de janeiro a maio de 2023 foram 17 pessoas que perderam a vida. Já em 2024, os números estão baixando, de janeiro até agora, foram registradas 06 mortes decorrentes de acidentes de trânsito. Mas a maioria das colisões atendidas pelos bombeiros infelizmente ainda envolvem motociclistas.

O aspirante do Corpo de Bombeiros, Jorge Bastos, explica que este tipo de mobilização aconteceu nesta terça-feira em todas as cidades do Estado que contam com a presença do Corpo de Bombeiros. “Aqui em Francisco Beltrão nós temos uma estatística bastante relevante, que de 2018 a 2023 foi registrado que 66% das ocorrências de acidentes de trânsito envolveram motocicletas. 35% dos óbitos registrados no período urbano neste período são representados por este público também. Então o intuito deste evento hoje é chamar a atenção da comunidade como um todo para a preservação da vida, com conscientização e buscando uma maior segurança no trânsito, maior empatia, mais respeito a legislação também”, destaca o aspirante. Durante a simulação, as pessoas puderam acompanhar de perto como acontecem os primeiros atendimentos à uma vítima de acidente de trânsito. Para isso, equipes do Corpo de bombeiros, Samu e demais órgãos de segurança participaram da ação.

Atividades do Maio Amarelo em Francisco Beltrão continuam

Ainda como forma de conscientizar a população sobre os riscos que as imprudências no trânsito podem causar, a campanha Maio Amarelo 2024 segue em Francisco Beltrão com mais atividades até o final do mês. A diretora do Departamento Beltronense de Trânsito, Marilda Galvan Ribeiro, destaca quais serão as próximas ações da programação. “Na quarta-feira (22), haverá o primeiro talk show de trânsito, abordando os aspectos jurídicos e criminais, dos crimes de trânsito, voltado também para o público universitário. Nós temos o segundo concurso de desenho, a premiação envolvendo as crianças que participam do espaço público de trânsito. Então quando a gente fala de campanha, de maio amarelo, a gente precisa envolver toda a sociedade. A gente precisa envolver as crianças, os jovens, os adultos, de todas as formas possíveis. Então esta é a intenção do maio amarelo, é chamar a atenção para a segurança no trânsito”, destaca Marilda.

*Abaixo, cenas da simulação realizada na manhã desta terça-feira (21), no calçadão da praça central de Francisco Beltrão. A atividade contou com a presença de integrantes de vários órgãos de segurança, como equipes do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Debetran. Fotos: Romeu Júnior.