A assinatura da ordem de serviço aconteceu nesta quarta-feira (06), no bairro Júpiter. Foto/ASCOM.Região

Obra do Centro Dia Para Pessoas Idosas é autorizada em Beltrão

O espaço terá cerca de 1300 m² e será voltado diretamente para o atendimento a pessoa idosa, com o objetivo de evitar o isolamento social e garantir mais qualidade de vida a esse público

06/11/2024por Portal do Romeu

O Prefeito Cleber Fontana assinou a Ordem de Serviço para a construção do Centro Dia Para Pessoas Idosas nesta quarta-feira (6) no local onde o projeto será edificado, no bairro Júpiter, em um espaço público da Prefeitura de Francisco Beltrão. Serão investidos R$ 3 milhões, recursos já garantidos, na obra de 1.300 m2. “A nossa administração trata os idosos com carinho e respeito e o Centro Dia é mais um importante equipamento de atendimento para os idosos”, disse o prefeito.

O Centro Dia terá acesso coberto, recepção, administração, salas multiuso, cinema, sala de descanso, solário, piscina e vestiários. É uma unidade pública destinada ao atendimento de pessoas idosas que dependem de alguns cuidados para a realização de suas atividades diárias. No local serão disponibilizados os cuidados necessários ao atendimento das pessoas idosas.

Trata-se de um Serviço de Proteção Social Especial para pessoas idosas e suas famílias. Através da integração nas atividades, o Centro Dia visa evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento, tendo em vista que a equipe do local compartilha, com os cuidadores das famílias, os cuidados necessários ao atendimento das pessoas idosas.

 O apoio que será disponibilizado no Centro Dia, facilitará a inclusão, a participação social, a promoção, a autonomia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. Dessa forma, a equipe multiprofissional do Centro Dia atuará na oferta de atividades individuais e coletivas, com acolhida, escuta, oficinas, palestras, atividades culturais, de lazer e que estimulem a autonomia na vida das pessoas.  Também para minimizar as várias formas de violência, preconceito e estigmatização da pessoa idosa na família e na comunidade.

A programação começou com apresentação do coral do Programa Nossa Gente na Melhor Idade. Na sequência foi assinada a Ordem de Serviço para a P4 Engenharia e Arquitetura, vencedora da licitação. Na sequência falaram a secretária Nádia Bonatto, da Assistência Social, o vereador Tupy Prolo, presidente da Câmara, e o prefeito Cleber. A bênção foi feita pelo padre Nelson Maróstica, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Salete.

Compuseram a frente de honra na solenidade:

Prefeito Cleber Fontana com a primeira dama Joice; vereadores Tupy Prolo (presidente da Câmara) e Oberdan Saretta; secretária municipal de Assistência Social Nádia Bonatto; padre Nelson Maróstica; Devanir Faustino e Ana Gasparin, que representaram os idosos;  Elí Mosquer, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso; Ines Koop, representante do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social); Tenente-coronel Heitor Soster, comandante do 10º Grupamento de Bombeiros; Capitão Átila, subcomandante do 16º Esquadrão do Exército; Heloísa Bortot, da equipe de engenharia e arquitetura da Secretaria de Viação e Obras, que assina os projetos; Celso Pinto, diretor da P4 Engenharia e Arquitetura.

*Com informações da assessoria.