Duetango promove “Uma Noite em Buenos Aires”
O espetáculo cultural envolve dois instrumentos musicais e será realizado nesta quinta-feira (18) no Teatro Municipal Eunice Sartori, em Francisco Beltrão, com entrada gratuita
17/04/2024por Portal do RomeuNa penumbra do palco, dois instrumentos, um acordeon e um piano, aguardam silenciosamente para contar a história de um gênero que transcende fronteiras. Em comum, ambos exibem seus teclados, mas são distintos em sua essência. Aerofone, o acordeon é movido pelo sopro do ar. Já o piano é um cordofone, com suas cordas acionadas pelas teclas. As semelhanças à primeira vista dão lugar a divergências melódicas: o primeiro narrando com notas longas e, o outro, notas curtas. E, neste palco, do Teatro Municipal Eunice Sartori, em Francisco Beltrão, que, a partir das 20h do dia 18 de abril, se desenrolará uma noite em que o Tango Argentino se funde com a alma do Sul do Brasil.
Ao menos é o que prometem Marcelo Zatera e Diego Guerro, músicos que formam o Duetango. O objetivo é conduzir a plateia por uma viagem sonora através do espetáculo "Uma Noite em Buenos Aires", uma jornada que se inicia nos acordes etéreos de Carlos Gardel e deságua na modernidade visionária de Astor Piazzolla. “O show traz a intensidade, o drama e a emoção do tango. E, através da subjetividade da música, queremos aproximar o ouvinte da cultura portenha, que tanto tem em comum com as tradições do Sul do Brasil”, comenta Zatera.
Já Guerro afirma que o espetáculo terá mais do que simplesmente música. “Há uma ponte entre culturas, onde as semelhanças ressoam tão forte quanto as diferenças. É uma oportunidade de apreciar a riqueza do Tango Argentino e explorar os intrincados sons do acordeon e do piano, tão enraizados em nossa própria identidade musical”, resume.
Registro audiovisual
Além do espetáculo ao vivo, os músicos vão promover uma jornada ainda mais íntima por meio de um registro audiovisual, quando o espectador poderá acompanhar o processo da produção autoral das composições "Guarani" e "A Luz do Luiz".
“O objetivo é que, com essa experiência, a gente possa promover uma imersão na riqueza cultural e emocional do Tango, esse gênero que transcende o tempo e o espaço, e que nos inspira como músicos”, finaliza Zatera. Os projetos, tanto o show quanto o registro, foram viabilizados pela Lei Paulo Gustavo por meio do município de Francisco Beltrão.
Serviço
Duetango - Uma Noite em Buenos Aires
Data: 18 de abril de 2024
Local: Teatro Municipal Eunice Sartori (Rua Octaviano Teixeira dos Santos, 969 - Centro, Francisco Beltrão)
Hora: 20h
Entrada Gratuita
*Com informações da assessoria.