
Cartórios eleitorais do PR estão com horário estendido
O cronograma de horário diferenciado começou nesta segunda-feira (22) e prosseguirá até o dia 08 de maio. A medida busca facilitar o atendimento aos eleitores que estão pendentes com o cadastro eleitoral
22/04/2024por Portal do RomeuOs eleitores do Paraná que precisam regularizar a situação do título de eleitor, podem procurar um dos 28 Fóruns Eleitorais do Estado em horário diferenciado. Isso porque, a partir desta segunda-feira (22) até o dia 8 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu estender o horário de atendimento tendo em vista o encerramento do prazo para regularização do cadastro eleitoral - 8 de maio. Com isso, as unidades passam a atender no horário das 9h às 18h.
Municípios com Fóruns Eleitorais em Atendimento Estendido:
- Almirante Tamandaré
- Apucarana
- Arapongas
- Araucária
- Cambé
- Campo Largo
- Campo Mourão
- Cascavel
- Cianorte
- Colombo
- Curitiba
- Fazenda Rio Grande
- Foz do Iguaçu
- Francisco Beltrão
- Guarapuava
- Londrina
- Maringá
- Paranaguá
- Paranavaí
- Pato Branco
- Pinhais
- Piraquara
- Ponta Grossa
- São José dos Pinhais
- Sarandi
- Toledo
- Umuarama
- União da Vitória
Horário de atendimento especial também no fim de semana:
Ainda segundo o TER, Os Fóruns também prestarão atendimentos no dia 4 de maio (sábado), das 9 às 17h, e no dia 5 de maio (domingo), das 9h às 13h.
Quais serviços estão sendo oferecidos?
- Alistamento (primeiro Título): compreende os atos de qualificação e inscrição da eleitoral ou do eleitor, o que permite que a pessoa adquira seus direitos políticos e possa votar na eleição.
- Transferência de domicílio eleitoral: é a operação que atualiza o endereço da pessoa que mudou de cidade, estado ou país, para que ela possa continuar a exercer o direito do voto.
- Atualização de dados cadastrais (revisão): é o serviço em que a eleitora ou o eleitor solicita a alteração dos próprios dados (atualização do nome, endereço ou local de votação, por exemplo), sem mudar o município.
Documentação necessária:
Ao comparecer ao Cartório Eleitoral para tirar o Título, regularizar a situação ou transferir o domicílio eleitoral, as eleitoras e os eleitores devem apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identidade original com foto;
- Comprovante de endereço original (emitido há no mínimo 3 meses e, no máximo, 1 ano) em nome do eleitor ou de parente próximo cujo parentesco possa ser comprovado (pais, cônjuge, filho);
- Certificado de alistamento militar original (para os eleitores do sexo masculino nascidos em 2005).
Esta iniciativa do TRE-PR é uma excelente oportunidade para os eleitores do Paraná garantirem que suas informações estejam atualizadas e em ordem antes do encerramento do prazo final marcado para o dia 8 de maio.
*28 Fóruns Eleitorais do Estado iniciaram a semana com horário diferenciado. Fotos: TRE-PR.