Até domingo, Francisco Beltrão vive o clima da Oktoberfest
A 2ª edição da festa busca reviver a cultura alemã e espera receber milhares de visitantes em quatro dias de evento. Entre as atrações, gastronomia típica, com variedades de chopes e muita diversão
11/10/2024por Portal do RomeuO Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Jr. foi transformado em um “pedacinho da Alemanha”. Isso porque, até o próximo domingo (13), este será o palco da 2ª edição da Oktoberfest Beltrão. A programação teve início na noite da última quinta-feira (10) com a abertura oficial com a tradicional sangria de barril. Na sequência teve o desfile do concurso para a escolha da Realeza da Oktoberfest 2024. O evento é organizado pelo Núcleo Cerva da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) e segundo o coordenador do núcleo, Lucas Weis, envolve 14 cervejarias artesanais locais. “Foi um trabalho de mais de um ano, preparando essa Oktoberfest. A união de 14 cervejarias para difundir nossa cultura cervejeira, a cultura alemã aqui na nossa cidade e trazer um pouco do turismo de eventos pra nossa cidade. Este é um evento para toda a família, todo o público, desde a criança até a melhor idade também e todos são bem-vindos”, afirma Lucas Weis.
Programação com entrada gratuita pretende atrair centenas de pessoas
Dentro da 2ª edição da Oktoberfest Beltrão, destaque para a culinária alemã, com chopes variados e opções gastronômicas de dar água na boca. A programação ainda conta com atrações como os jogos germânicos, apresentações de danças típicas, shows musicais, espaço kids e trenzinho da alegria. “Temos preparado muita gastronomia, além dos restaurantes que compõem o núcleo da vila gastronômica, temos mais restaurantes, a comunidade do jacutinga preparando o almoço no sábado e no domingo, para toda a comunidade prestigiar. Aquele almoço alemão, raiz mesmo. E no sábado e no domingo nós teremos competições mesmo, onde toda a população pode se inscrever, participar e concorrer a prêmios. Desde o braço de aço, o chopp em metro e as brincadeiras do serrote. E temos várias brincadeiras com as crianças, temos o espaço kids e a novidade o trenzinho da alegria. Onde a pessoa vai adquirir um passaporte e faz um turismo até a torre Central e retorna até o parque de Exposições” ressalta Weis. Na edição de 2023, a festa movimentou mais de 25 mil pessoas, a expectativa da organização é que para este ano o público supere essa marca.
2ª edição da Oktoberfest Beltrão valoriza as cervejarias locais
Além de celebrar a cultura alemã, Oktoberfest Beltrão busca valorizar os empreendedores locais cervejeiros. Entre as cervejarias artesanais locais presentes no evento está a Schaf Bier, que produz cerveja e chope desde 2012 em Francisco Beltrão e que tem uma mulher como responsável pelas criações da marca. Dayani Arenza é mestre cervejeira e uma das poucas mulheres no país com esta especialização. “Eu sou mestre cervejeira a 13 anos e com muito orgulho e satisfação. Não consigo me imaginar fazendo outra coisa, o universo cervejeiro é apaixonante. Eu sempre falo, você poder criar uma receita, produzir ela e depois você experimentar a sua criação, é fantástico, é maravilhoso. E eu sempre falo que a gente precisa de mais mulher no mercado cervejeiro, a mulher pode, ela consegue, e ela é capaz”, destaca Arenza.
*Serviço
A 2ª edição da Oktoberfest Beltrão tem entrada gratuita para toda a população, porém a organização pede que quem puder pode doar 1kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação vai ser destinada para famílias carentes através do programa Mesa Brasil.
*Abaixo o registro de algumas atrações do primeiro dia da 2ª Oktoberfest Beltrão. Fotos/Romeu Júnior.