Prefeitos eleitos de Beltrão e Pato Branco falam sobre os projetos a partir de 2025. Foto/TSE.Região

Antonio Pedron e Géri Dutra avaliam vitórias nas duas maiores cidades do Sudoeste

Atual vice-prefeito de Francisco Beltrão, Pedron conquistou 62,48% dos votos válidos no município. Já em Pato Branco, Géri derrotou o atual prefeito Robson Cantu, sendo eleito com 52,93% dos votos válidos

07/10/2024por Portal do Romeu

Em todo o país, milhares de pessoas foram às urnas no último domingo (06), para eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. No Sudoeste do Paraná não foi diferente. A região teve neste pleito eleitoral o maior número de eleitores aptos a votar. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, 495.038 eleitores, quase meio milhão de eleitores, poderiam exercer o direito ao voto nas eleições de 2024. Francisco Beltrão é o município que aparecia com maior número de eleitores da região, com 66.051 eleitores aptos a votar. Mas, no último domingo, compareçam as urnas um total de 58.848 eleitores. Pato Branco aparece em segundo lugar com 63.704 eleitores. Desse total, 49.499 eleitores foram as urnas neste pleito eleitoral. As duas cidades sempre tiveram grande importância no desenvolvimento regional, talvez por isso, as disputas nos dois municípios geram enorme expectativa. E foi assim diante desse cenário, que cerca de uma hora após o encerramento da votação, os nomes dos novos eleitos para as duas cidades foram anunciados.

Antonio Pedron celebra vitória em Francisco Beltrão

Atual vice-prefeito, Antonio Pedron (MDB) e a Professora Lurdinha (Podemos), conquistaram a vitória no pleito municipal 2024. Foram 31.139 votos, cerca de 62,48% dos votos válidos no município, uma vitória que foi bastante comemorada pela coligação "Beltrão no Caminho Certo". A chapa do atual vice-prefeito disputou contra outros dois candidatos, incluindo o candidato da situação Antônio Carlos Bonetti (PSD) que conquistou cerca de 12.946 votos, correspondendo a 25,98% dos votos válidos e terceira colocada a candidata Dra. Rose (PV) que somou 5.752 votos, o que representou 11,54% dos votos válidos. Logo após o resultado oficial, Antonio Pedron avaliou como foi toda a caminhada durante a campanha eleitoral, que culminou a vitória expressiva. “Olha nós andamos bastante em todo esse período eleitoral. E foi muito trabalho, acho que em torno de 300 reuniões e foi um contato espetacular com o nosso povo. E o povo quer esse contato, Beltrão gosta desse contato e nós tivemos esse sucesso. Falamos bastante do nosso programa de governo, foi bem recebido, foi bem aceito e deu esse resultado. Evidentemente que Pedron tem uma história com a cidade e tudo isso ajudou bastante e claro que o fato de ser vice-prefeito e ter feito um bom trabalho ajudou. Mas agora é pensar no futuro e queremos Beltrão melhorando cada vez mais, pensando sempre na qualidade de vida”, analisa o prefeito eleito.

Projetos para Beltrão a partir de 2025

O prefeito eleito, Antonio Pedron, espera consolidar o município de Beltrão como um polo regional e focar em alguns projetos para garantir mais desenvolvimento e oportunidades tanto para o morador da cidade quanto do interior. “Nós vamos buscar a educação, acima de tudo, a profissionalização, a formação de mão de obra, a saúde, a infraestrutura, o agronegócio, ele precisa ser respeitado, a tecnologia. Toda a questão de atração de investimentos, então nós temos toda essa vocação e nós queremos aproveitar a vocação de Francisco Beltrão, que tem, o povo que gosta de trabalhar, que quer trabalhar, e nós vamos aproveitar tudo isso em prol de todos”, finaliza Pedron.

Pato Branco elegeu Géri Dutra

Segundo município com maior número de eleitores da região Sudoeste, Pato Branco, elegeu candidato Géri Dutra (PL) para administrar o município pelos próximos 4 anos. Representando a coligação Mudança com Competência, composta pelos partidos PL, PDT, Republicanos, PSB e PSDB/Cidadania, ele teve com sua vice-prefeita, Neuza Viganó.

Géri, que havia disputado as eleições de 2020, onde foi derrotado pelo atual prefeito Robson Cantu, conquistou neste pleito eleitoral 24.985 votos, o que representou 52,93% dos votos válidos no município. Seu principal adversário, Robson Cantu (PSD), atual prefeito e que tentava a reeleição, obteve 40,72% dos votos. Volmir Sabbi (PT) ficou em terceiro lugar, com 6,35%.

Com o anúncio da vitória, Géri Dutra atendeu a imprensa e fez um balanço da campanha realizada e do resultado positivo conquistado. “Mostrei pra todo mundo que a serenidade, que o respeito ele deve prevalecer. Então eu quero levar essa filosofia de trabalho utilizada na campanha lá para a gestão. E é a mensagem que nós passamos na campanha, que vai ser a gestão, uma gestão baseada em estratégia, em planejamento, em profissionalismo, em humanismo”, destacou Géri.

A busca pelo protagonismo de Pato Branco na região Sudoeste

Sobre os projetos para o município a partir de 2025, Géri afirmou: “Pato Branco vai ser uma das melhores cidades do Paraná, vai ser uma das cidades que vai crescer de uma forma ordenada, e que nós vamos ter aqui, o contorno, a incorporação da BR, nova prefeitura, atender os mais humildes. Ou seja, nós vamos fazer com o que Pato Branco volte a ser protagonista”, finaliza Géri.